Go to Main Content

A Saneamento de Goiás S.A. – Saneago é uma Sociedade de Economia Mista instituída através da Lei Estadual nº 6.680, de 13 de setembro de 1967. Na mesma Lei está descrito o propósito da Empresa: prestar serviços de Saneamento Básico, por concessão e gestão associada. Cabe à Companhia efetuar estudos, elaborar projetos, realizar obras, operar e praticar a exploração de serviços de Saneamento Básico.

Além da atuação na operação de água tratada e de esgotamento sanitário, serviços já realizados pela Saneago, a legislação em tela também permite que a Companhia atue na limpeza urbana, no manejo de resíduos sólidos e na drenagem e no manejo de águas pluviais urbanas.

Em 11 de dezembro de 2001, foi deferido o pedido de registro de Companhia Aberta junto à CVM – Comissão de Valores Mobiliários – para negociação no mercado de balcão não organizado, de debêntures simples, não conversíveis em ações.

A Saneago está presente em 223 dos 246 municípios de Goiás, incluindo a capital do estado, Goiânia, possibilitando, dessa forma, o fornecimento de serviços de abastecimento de água e coleta e/ou tratamento de esgoto para um grande número de consumidores residenciais, comerciais, industriais e públicos. Trabalham na Empresa 5.336 empregados, dividindo sua força de trabalho entre atividades operacionais e administrativas.

Para atender o estado em 98,06% de cobertura de abastecimento de água e 73,42% de esgotamento sanitário, a Saneago possui 33.269 quilômetros de redes de água, 187 ETAs, 1.737 centros de reservação, 16.471 quilômetros de redes de esgoto, 90 ETEs. Todo este sistema se organiza para atender diariamente a 6,07 milhões de pessoas com água tratada e a 4,55 milhões de pessoas com esgotamento sanitário.

A Companhia busca continuamente aperfeiçoar suas operações visando alcançar seus objetivos e, ao mesmo tempo, fortalecer sua situação financeira. Para isso, possui uma estratégia integrada, que contempla os aspectos mercadológicos, político-institucionais e econômico-financeiros, e consiste em:

  • Manter seus clientes atuais;
  • Expandir sua base de atuação, por meio de novas concessões municipais;
  • Criar novos negócios em parceria com a iniciativa privada;
  • Fortalecer e institucionalizar o Sistema de Gestão Regional;
  • Implementar gestão econômico-financeira, com foco nos resultados empresariais;
  • Diversificar suas fontes de financiamento; e
  • Criar valor para os acionistas.

Atuação da Saneago

Cobertura

91% do Estado

Municípios

223 de 246

Redes de Água

33.269 km

Atendimento c/ Água

98,06% da população

Redes de Esgoto

16.471 km

Atendimento c/ Esgoto

73,42% da população

Fonte: Relatório da Administração | Posição 1T2024

Dados operacionais

Estações de Tratamento

de Água - ETA`s 187

Poços Tubulares

Profundos 983

Estações de Tratamento

de Esgoto - ETE`s 90

Sistema de Tratamento

de Água 560

Captações Superficiais

192

Centros de Reservação

1.737

Fonte: Superintendência de Tecnologia Operacional | Posição 1T2024