Go to Main Content

A Saneago promove projetos sociais voltados para a sustentabilidade socioambiental das regiões beneficiadas com a ampliação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Essas iniciativas permitem a participação pública e incentivam novas atitudes, de forma que a população se sinta corresponsável pelas transformações físicas no meio em que vive.

Em 2020, a Saneago desenvolveu projetos em várias cidades, beneficiando mais de 73 mil pessoas nos municípios de Anápolis, Cavalcante, Goiânia, Pirenópolis, Rubiataba e Vianópolis. No destaque, está a atuação na Região Noroeste da Capital, que alcançou mais de 56 mil moradores beneficiários da ampliação do sistema de esgotamento sanitário.

Nos últimos anos, a Companhia tem expandido suas ações em comunidades quilombolas, localizadas no município de Cavalcante. Em 2020, a Comunidade Kalunga de São Domingos recebeu o sistema de abastecimento de água. Com isso, foi executado um intenso trabalho de sensibilização aos moradores, incentivando a preservação dos recursos naturais locais e o bom uso da água tratada.

Nos municípios com trabalho socioambiental, foram realizados diagnósticos e propostas de melhorias na área de saneamento básico. As comunidades participaram por meio de reuniões, visitas domiciliares e outras atividades.

Como resultado, foi possível obter a ampliação do nível de conhecimento e respeito às questões ambientais, por parte dos beneficiados, com os sistemas de saneamento básico. Além disso, a iniciativa auxiliou na valorização do benefício, na diminuição das doenças de veiculação hídrica e, principalmente, no aumento da qualidade de vida dos moradores. Confira a seguir algumas das atividades desenvolvidas pelas Companhia.

Reunião e capacitações com os envolvidos no trabalho socioambiental

Reuniões e capacitações, com lideranças e representantes de instituições e conselhos, para levantamento das demandas e planejamento das possíveis soluções que envolvem os sistemas de saneamento.

Realizações de palestras de conscientização

Palestras aos moradores das áreas beneficiadas, abordando a importância do saneamento básico e dos recursos naturais para a sustentabilidade. Nesses encontros, são destacados assuntos relacionados ao consumo consciente da água, uso correto das redes coletoras de esgoto, utilização e descarte adequado da água pluvial, princípios dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e descarte correto de resíduos. A metodologia das atividades é diversificada e atende à característica do público: infantil, jovem ou adulto. Nas escolas, são realizadas dinâmicas interativas e apresentações de teatro de fantoches.

Visitas domiciliares

Também são realizadas visitas domiciliares aos moradores das áreas contempladas com obras de abastecimento de água e coleta de esgoto. O intuito é o de conhecer a realidade local e proporcionar um atendimento personalizado ao beneficiário, de acordo com as suas condições sanitárias e de moradia. Nessas ocasiões, são entregues materiais informativos e repassadas orientações importantes para a sustentabilidade dos sistemas.

A mudança de hábitos por parte da população também tem contribuído com a proteção e recuperação do ambiente. Isso, por meio de práticas sustentáveis relacionadas ao uso adequado da água e do sistema de esgotamento sanitário, à destinação da água pluvial e ao descarte correto dos resíduos. Contribuem, ainda, com os resultados, a socialização e a troca de experiências entre os diversos atores envolvidos nos empreendimentos dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.